31.3.09

Fila do caixa

Você já percebeu como hoje em dia as pessoas não morrem mais? Praticamente acabou esse negócio. Hoje um cara na fila do caixa eletrônico me contou que pra cada dez mil que nascem morrem dois.
- Dois mil?
- Não, dois.
Demos um passo adiante.
- E eles tão nascendo cada dia mais lerdos, olha só. Lá no meu trabalho você tem que ver cara, eles têm preguiça de passar pela porta.
- Como assim? - eu não entendi.
- Pra procurar emprego.
Não entendi o que ele quis dizer, portanto apenas concordei com a cabeça. Daí continuou.
- Cara, eu sou analfabeto. Eu sou até burro. Mas uma coisa eu não sou: lerdo.
Virei o rosto pra ele lentamente.
- Tem cara que erra três cheques até acertar. Quando vai tirar um talão novo, o sistema não deixa porque ele não deu baixa nos cancelados. Porra, até eu sei preencher um cheque.
Demos mais um passo e daí eu tomei coragem.
- Você disse que os caras do teu trabalho têm preguiça de procurar emprego. Mas se eles já tem emprego, porque...
- É só meio turno. Eles trabalham quatro horas e ficam cansados. Preferem passar fome do que trabalhar.
- Com que você trabalha?
- Chegou a tua vez.
Fui até o caixa e, disperso, errei a senha. Tive que começar tudo de novo. O cara começou a bufar. Refiz a opração. Tirei o dinheiro. Olhei nos olhos dele e disse:
- Valeu.
- Ele disse:
- Falou.
E já sem olhar seguiu para sacar sua merreca. Atravessei a rua e entrei no prédio da minha avó.

(Continua quando eu tiver forças)