16.8.07

Caninos Urbanos

Como eu, como você, como quase todos hoje em dia. Matilhas confusas. São poucos os que ainda têm o privilégio de desfrutar um cotidiano repleto de coisas reais, como uma praia, uma floresta ou uma cachoeira. Estamos presos num labirinto de edifícios e avenidas, caminhando em círculos, em busca de um horizonte cada vez mais distante. Uivamos para uma lua que desapareceu atrás de nuvens de fumaça pós-indunstrial. Seguimos hipnotizados pelos outdoors e buzinas de uma terra firme, como se tentássemos nos equilibrar sobre o casco de um navio fantasma.

Perdoe minha depressão, mas este é o nosso atual paradeiro.

Eu gostaria de estar arrastando pedras pelo deserto, como faziam os avós dos avós dos meus avós. Cães do deserto. Devia ser mais divertido do que passar o dia em filas de banco, em filas de xerox, em filas de cartório. Se não me engano, as filas foram inventadas pelas hienas que chicoteavam meus antepassados a fim de alimentá-los com rapidez, tornando a jornada de trabalho mais produtiva. As filas foram fazendo sucesso ao longo dos séculos, e agora, entre os caninos urbanos, estão mais populares do que nunca. Nem se usam mais chicotes. É o chamado reflexo condicionado: você espanca o totó umas 10 vezes por ele ter cagado no sofá, e toda vez que subir no sofá, o cú do totó ficará bem apertadinho. Somos, na grande maioria, totós. Fomos espancados geração após geração, e agora prezamos por uma boa tosa e ração de qualidade. Temos conquistas e fracassos. Sofás, para nos confortarmos sobre, e bosta o dia inteiro fedendo dentro da cabeça. Só nos resta cumprir os compromissos anotados em nossas agendas, tentando disfarçar o cheiro.

A questão é: por que o totó não foge de casa e fareja sal até encontrar o oceano? Por que os desertos continuam tão desertos?

Porque é mais cômodo ficar deitado no sofá.

2 Comments:

Blogger Nubiah Ribeiro said...

Tb gostaria de levantar dest sofa.. Mas eh dificil entender p q to sempre colada nele... A vontade de levantar eh forte, mas a preguica nao me permite farejar novas atitudes...

11:10 PM  
Blogger Nubiah Ribeiro said...

Mas o instinto tb eh forte demais !
Ainda ha esperanca ...

11:11 PM  

Postar um comentário

<< Home