11.1.11

A ARTE DE ESCREVER

Escrever é como estar na cama com a mulher ideal, amando-a sem medo algum das conseqüências que suas palavras possam causar. Não é algo fácil de se conquistar. Primeiro porque a mulher ideal não existe, ou existe em tamanha quantidade que a gente acaba se confundindo. E segundo que se a gente viver sem medo, a gente morre – já dizia nosso querido: “Darwin.... Agora é pra valer! Eu fiz o meu melhor! E o meu destino, eu sei de cor”. Pequena observação: esse Titães parece meio descabido no momento, mas se você deixar sua mente fluir para o abstrato, vai ver que pode ser legal.

Escrever é como pintar os seios da mulher amada com o próprio semêm – acho que essa frase exprime melhor o que eu queria dizer no parágrafo anterior. E ela torna a escrita algo tangível. Afinal, só é preciso saber curtir seus gestos para dominar sua arte. Aliás, experimente esse negócio da pintura nos seios. Ele também pode ser legal, como algumas das músicas do Titães - umas cinco ou seis, na verdade.

Escrever é só ter compromisso com sua própria natureza. E isso, sem dúvida, é muito legal. Porque quando você escreve, você diz: “Com licença mundo, um minuto por favor que agora eu preciso me manifestar.” E aí você bota pra fora um vômito com sabor de tuti-fruti na cara disforme de tudo que te cerca e grita que é uma pessoa livre! Para, minutos depois, pensar: “Ok, de volta à vida real”, e então vociferar uma série de ‘porfavores’, ‘muitobrigados’ e ‘mildesculpas’ pouco sinceras a torto e a direito.

Bukowski escreveu, pouco antes de morrer: “Viver é como engolir baldes de merda”; anos antes, mandou: “Escrever é o grande psiquiatra”; e num de seus poemas antigos: “É fácil ser poeta. Difícil é ser um homem”. Bem, eu estou aqui tentando fazer malabarismos com as palavras só pra não ter que pensar nos problemas fictícios que acabei criando pra me ocupar, logo vou ter que fechar com o Velho Safado mais uma vez. Só pra ele não se sentir esquecido, pois nunca falei dele nesse blog.

Escrever é fazer um intervalo da realidade. Porque o homem, quando escreve, se utiliza apenas de tinta e papel - ou um teclado e uma tela de LCD - para criar toda uma nova dimensão. O escritor é aquele que domina os códigos cifrados da natureza e os decifra a céu aberto, para que todos possam ver as vidas que levam sob um diferente aspecto. De preferência, de um aspecto mágico.

Escrever é buscar dentro da cuca toda a mágica que está ausente fora dela; ou toda a mágica que nós, pobres mortais, temos dificuldade de enxergar.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

andarilho, vc é perverso! eu fico na admiração ou comparação de um vc e dum eu que se misturam... rs
um beijo pro meu escritor predileto! acho que a gente ainda precisa se encontrar na praia ou no nosso qualquer lugar!
até mais

4:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hoje, dia 29/05 é seu aniversário. Parabéns, muitos anos de vida, muitas festas, muitas viagens, muito $$$$, muito tudo de bom para você.
Beijos

5:24 PM  
Anonymous M. said...

Voce voltou a aparecer.
Naquele outro mundo.

2:34 PM  
Blogger Coneja said...

O Velho Safado sabe pintar...e o Novo Safado? Pinta como ele pinta? rs
Escreve com letras gozadas nas tetas das mais belas mulheres. Bonita arte de se ler.

12:12 PM  
Blogger Fênix said...

Sonhava o verme: "Um dia voarei!" E um dia voou a borboleta.

1:21 PM  

Postar um comentário

<< Home